Caminhada ou corrida, qual destas atividades é melhor na busca pela perda de peso?

Caminhar ou correr? Qual dessas duas atividades é melhor para perder peso?

 Por: SESI Mogi das Cruzes
20/11/202008:44- atualizado às 11:55 em 23/11/2020

Para as pessoas que buscam perder peso, há muita dúvida sobre qual destas duas atividades é mais eficiente, principalmente entre os alunos que estão iniciando uma rotina de atividades físicas.

Diversos fatores influenciam na obtenção de tal resultado, mas dependerá muito do nível de condicionamento físico de cada um, além de hábitos do cotidiano, como alimentação, sono, nível de estresse, se a pessoa realiza um trabalho mais ativo ou passa a maior parte do dia sentado.

Para uma pessoa que está sedentária, a adoção do hábito da caminhada já será de suma importância, pois irá gerar uma série de mudanças no funcionamento do organismo e adaptações decorrentes do exercício, que irão melhorar a condição física do indivíduo.

Para uma pessoa mais ativa, ou que já tenha um histórico recente de prática de exercícios físicos, talvez a caminhada não seja suficiente, necessitando assim, da adoção de uma atividade física mais intensa. Nesse caso, a corrida é uma ótima opção.

Seja com a caminhada ou corrida, o importante é procurar realizar tal atividade num nível de intensidade adequada. Por isso a importância de um profissional de Educação Física, para elaborar estratégias de treino e variações de estímulos que irão proporcionar ao aluno uma evolução ao longo do treinamento, aproximando-o do resultado tão desejado.

Realizar essas atividades no seu melhor desempenho é ideal para quem busca emagrecer, e nesse ponto, a musculação é a aliada perfeita, pois irá melhorar a composição corporal e as capacidades físicas do aluno. Com uma condição física melhor, você estará mais preparado para aumentar a intensidade da caminhada ou da corrida. E isso é ótimo não só para ver os dígitos da balança baixarem, mas para que você fortaleça a sua saúde.

 

E aí, pessoal, vamos nos movimentar?

Felipe Cesar Marcelino Coutinho,
Professor de Atividades Esportivas