Mostra do artista visual Gilberto Junior é gratuita e convida o público a refletir sobre ancestralidade, memória e processos de cura por meio de obras produzidas com terra crua e tintas naturais.
25/08/202510:19- atualizado às 10:19 em 25/08/2025

O SESI Mogi das Cruzes recebe, de 22 de agosto a 30 de novembro de 2025, a Ocupação Artística “Ruptura de Nós”, do artista visual e arquiteto urbanista Gilberto Junior. A mostra apresenta quadros produzidos em terra crua e pintados com tintas naturais, explorando a ancestralidade afroindígena por meio de uma poética que une técnica, memória e identidade. A entrada é gratuita e não é necessário ingressos.
As obras trazem à tona rachaduras visíveis, que simbolizam as rupturas históricas impostas, como a diáspora, o racismo, a desumanização e a perda da autoestima. Ainda assim, as fibras vegetais que mantêm as peças conectadas representam os caminhos de resistência, cura e reconexão com a essência, apontando para uma ancestral-contemporaneidade. A proposta convida o público a refletir sobre as formas de se relacionar consigo mesmo, com a coletividade e com o próprio fazer artístico.
Gilberto Junior é artista visual e arquiteto urbanista, mestrando em Artes Visuais pela Unicamp. Desde 2015, dedica-se à investigação de tintas artesanais e da terra como material artístico, relacionando-as à ancestralidade, memória, corpo e território. Desenvolveu e participou de importantes projetos, como TerraPia – um chamado da Terra (Atibaia, 2019; Franco da Rocha, 2020), Terra Ybytukatu (Botucatu, 2022), e a exposição Corpo-terra (Pinacoteca de Bauru, Pinacoteca de Botucatu e Casa Ecoativa – São Paulo, 2023-2025).
Fundador do Coletivo Mocambo, Gilberto atua na intersecção entre arte, cultura e saúde mental da população negra, fortalecendo identidade, autoestima e percepção através da arte. Também desenvolve trabalhos de arte-educação, ministrando oficinas de tintas de terra em diferentes contextos culturais.
Ocupação Artística Ruptura de Nós
SESI Mogi das Cruzes – Centro de Atividades Nadir Dias de Figueiredo - Rua Valmet, 171, Brás Cubas
De 22 de agosto a 30 de novembro de 2025
Terça a sábado, das 10h às 18h
A entrada é gratuita.