Sobre a Unidade

O Centro de Atividades Nadir Dias de Figueiredo | SESI Mogi das Cruzes iniciou suas atividades em 1980, através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal. A unidade oferece soluções para as empresas industriais brasileiras por meio de uma rede integrada, que engloba atividades de educação, segurança e saúde do trabalho, cultura e qualidade de vida.

 

Patrono NADIR DIAS DE FIGUEIREDO

Nasceu em 2 de dezembro de 1891, na cidade de São João del-Rei/MG. Vindo para a cidade de São Paulo, teve vários cargos em seu primeiro e único emprego na Casa Guinle.

Em 1912, abriu uma oficina de venda e conserto de máquinas de escrever, com seu irmão, Morvan - era a origem da empresa Nadir Figueiredo Indústria e Comércio S/A. Em 1944, em parceria, criou a Companhia Bandeirantes de Seguros Gerais.

Organizou boa parte dos mais de cem sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo , montou a estrutura do complexo FIESP/CIESP/SESI/SENAI. Em 1957, a CNI outorgou-lhe o título de "Líder número um da indústria brasileira". Presidente emérito da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), e aos 90 anos recebeu homenagem especial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que criou a Grã Cruz do Mérito Industrial para outorgar ao empresário.

É patrono da escola SENAI de Osasco em São Paulo e do Centro de Atividades do SESI de Mogi das Cruzes.

Leia também