O que está buscando?

Robótica do SESI-SP fecha semestre com três vitórias mundiais e uma nacional

Entre os destaques alunas da escola de Birigui, que conquistaram prêmio inédito de inovação

 Por: Karina Costa, SESI São Paulo
08/07/202115:03- atualizado às 15:33 em 08/07/2021

O primeiro semestre de 2021 foi de conquistas para os alunos das escolas SESI de Birigui, Campo Limpo Paulista, Franca e Jundiaí. Eles se destacaram em quatro importantes torneios nacionais e internacionais de robótica educacional. Levaram o troféu principal da etapa brasileira da First LEGO League (FLL) e também brilharam em outras competições, que aconteceriam na França e Grécia, mas que foram disputados online por conta da pandemia da Covid-19.

 

Alunas de Birigui dão ao SESI-SP 1º pódio em prêmio de inovação

As alunas do SESI de Birigui venceram o “Global Innovation Awards”, maior prêmio de inovação da robótica, que reconhece projetos que solucionam problemas sociais que impactam o mundo para as novas gerações.

Com idade entre 13 e 15 anos, elas criaram uma luva com efeito analgésico e anti-inflamatório para pessoas que sofrem de Fibromialgia. Batizada de Fi-Glove, a invenção usa uma manta de LED e um sistema de ultrassom para normalizar os níveis de dor. O projeto foi considerado o mais inovador entre os 20 finalistas do mundo.

Estudantes do SESI Birigui vencem “Global Innovation Awards” com luva de efeito analgésico para pessoas que sofrem de Fibromialgia

 

A competição reuniu participantes de 110 países. O Brasil foi representado por três equipes brasileiras, todas formadas por alunos do SESI-SP. Além do 1º lugar no ranking geral com os estudantes de Birigui, o SESI-SP ainda conquistou o Prêmio Escolha da Comunidade com os alunos do SESI/SENAI Jundiaí (equipe Megazord) e do SESI de Barra Bonita (time Biotech), que levou o prêmio pela segunda vez.

 

Estudantes de Jundiaí vencem Aberto da Grécia

A equipe SESI Heroes de Jundiaí, formada por alunos do 8° ano do Fundamental ao 1° do Médio, criou um dispositivo que projeta imagens de amarelinha e trave de futebol, por exemplo, para incentivar a prática de esportes, atividades inclusivas e treinos multifuncionais.

Chamado de Luz Poderosa, o projeto une a tecnologia da impressora 3D ao plástico ABS e foi o grande vencedor da competição online “First LEGO League Virtual Open International Greece”, que reuniu 200 equipes de mais de 50 países.

Alunos do SESI de Jundiaí criam dispositivo que emitem imagens de amarelinha e trave de futebol, entre outras, para a prática esportiva e treinos multifuncionais

 

Além dos estudantes de Jundiaí, os alunos do SESI de Barra Bonita (time Biotech) ficaram em 5º lugar na competição, enquanto Birigui (equipe Big Bang) e Ourinhos (equipe Robotics School), alcançaram a 2ª e 5ª colocação no prêmio Engineering Excellence (Excelência em Engenharia), respectivamente.

 

Alunos do SESI Campo Limpo Paulista são campeões nacionais da FLL com amarelinha interativa

Com dez times classificados na edição nacional, o SESI-SP foi campeão da FIRST LEGO League, que desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna, e ainda levou outros cinco prêmios. Os alunos de Campo Limpo Paulista, com idade entre 13 e 17 anos, conquistaram o prêmio principal com um cubo que se transforma em amarelinha interativa.

 

Com amarelinha interativa, estudantes do SESI Campo Limpo Paulista são campeões nacionais da FIRST LEGO League 2021

Os alunos do SESI-SP ainda conquistaram: 1º lugar no prêmio Design de Robô (Rio Claro/equipe Thunderbóticos); 2º em Inovação (Barra Bonita/equipe Biotech); 3º em Core Values (Arara/equipe Los Atomicos); 4º em Design de Robô (Franca/equipe Fran Robot’s); e 4º em Desempenho de Robô (Bauru/equipe X-Force).


Alunos de Franca programaram robô em simulador e conquistam prêmio internacional 

Na RoboCup Junior, promovida por uma das maiores organizações de robótica e tecnologia do mundo, os estudantes do SESI de Franca enfrentaram um desafio diferente: programar um robô em um simulador para realizar diversas tarefas propostas pela organização do evento.

A equipe do Ensino Médio Fran Robot’s uniu forças com alunos que já concluíram os estudos no SESI-SP, e conquistou o título mundial na modalidade Rescue Line (simulation), superando equipes de diferentes países como EUA, Japão, Alemanha e Croácia.

Os alunos de Franca garantiram a vaga no mundial ao vencer a etapa prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2019. A competição estava programada para acontecer em junho de 2020, na França, mas foi adiada e retomada somente este ano, em edição virtual, por causa da pandemia da Covid-19.

Alunos e ex-alunos do SESI de Franca conquistam RoboCup Junior com robô programado em simulador

 

Robótica no SESI-SP

A robótica educacional é ensinada nas escolas do SESI São Paulo desde 2009. Começou como um programa extra-aula, sem custos, que treinava os alunos para aprimorar seus conhecimentos, mas acabou levando os estudantes da instituição para participar e vencer competições no Brasil e no mundo. 

Desde 2020, todos os alunos da rede têm acesso às aulas de programação e robótica, nas 144 escolas do SESI-SP espalhadas pelo estado. Os estudantes que se destacam são convidados a integrar os times formados nas escolas para participar de torneios educacionais.

 

Leia também:

Dez equipes de robótica do SESI-SP são classificadas para torneio nacional

Com robô personal trainer, alunos do Sesi e Senai de Jundiaí (SP) concorrem a prêmio internacional de inovação

Leia também