Cine SESI-SP apresenta uma programação especial dedicada ao cinema nacional. Uma oportunidade imperdível para mergulhar no universo cinematográfico.
14/04/202514:16- atualizado às 14:33 em 14/04/2025
Entre os dias 16 e 30 de abril, o SESI Mogi das Cruzes recebe exibições de obras audiovisuais de curta-metragem, com produções e direções brasileiras.
Além disso, a unidade receberá o produtor executivo Nikolas Maciel para o bate-papo sobre o filme Boi de Conchas. Essa troca de ideias permitirá ao público aprofundar-se nos temas abordados, conhecer mais sobre os processos criativos e refletir sobre a importância das produções audiovisuais no cenário cultural brasileiro. Além de proporcionar acesso à cultura e incentivar a valorização do cinema nacional.
Confira os filmes da mostra no SESI Mogi das Cruzes:
Brasil, 2009, exibição digital, colorido
12 – Não recomendado para menores de 12 anos
Amigos Bizarros do Ricardinho conta a história de um rapaz levado ao limite da tensão em um ambiente corporativo. Quando essa crise torna-se insustentável, ele desenvolve uma reação estranha: narra aos seus colegas as pequenas e insólitas histórias de seus amigos e familiares na cidade satélite de Viamão, na grande Porto Alegre. O filme é um mosaico de pequenos erros e fracassos da vida de um jovem que está ingressando na idade adulta e no mercado de trabalho.
Comédia, 22min
Direção: Augusto Canani
Elenco: Ricardo Lilja, Mateus Phillippi, João Diemer, Nadya Mendes e Arlete Cunha
Descritores de conteúdo: linguagem imprópria
Brasil, 2022, exibição digital, colorido
10 – Não recomendado para menores de 10 anos
Uma obstinada roteirista que depois de escrever uma trágica morte descobre que seus roteiros se tornam realidade. Seria só coincidência ou um imenso desejo íntimo de matar? Tem morte que liberta outros jeitos de viver.
Comédia, 15min
Direção: Lara Koer
Elenco: Olivia Torres, Tairone Vale, Nenê Borges, Luan Vieira, Carlos Zoéga e Thuanny
Descritores de conteúdo: linguagem imprópria
Brasil, 2024, exibição digital, colorido
12 – Não recomendado para menores de 12 anos
O Despertar de Aiyra é uma emocionante narrativa que explora a cultura indígena Dessana na Amazônia. A história segue Aiyra, uma jovem índia, enquanto ela foge dos invasores que ameaçam sua comunidade. Com a orientação de sua avó e as histórias sagradas, Aiyra fortalece a conexão entre seu povo e a natureza. Enquanto a comunidade Desana celebra rituais e luta para preservar suas tradições, as sombras dos colonizadores persistem. Aiyra embarca em uma jornada de autodescoberta, buscando proteger sua cultura, com o auxílio de elementos místicos e a resistência ancestral. O filme destaca a importância da preservação das culturas indígenas e sua ligação com a natureza. Aiyra se torna uma defensora de suas tradições, resistindo à destruição da floresta e à invasão dos colonizadores. O curta traz uma história inspiradora sobre autodescoberta, resistência e esperança.
Animação, 18min
Direção: Duda Rodrigues
Descritores de conteúdo: violência
Brasil, 2024, exibição digital, colorido
10 – Não recomendado para menores de 10 anos
Em luto por sua irmã desaparecida, Rayane equilibra uma rotina difícil ajudando o pai pescador enquanto ensaia para o festival de música da escola – isso é, se ela não virar boi antes, desfortuna acometendo diversos adolescentes da região.
Drama, 15min
Direção: Daniel Barosa
Elenco: Bebé Salvego, Daniela Dams e Walter Balthazar
Descritores de conteúdo: drogas lícitas
Brasil, 2023, exibição digital, colorido
10 – Não recomendado para menores de 10 anos
Noite de chuvas e trovoadas. Uma pianista solitária (Andréia Nhur) dá abrigo a um misterioso andarilho (Paulo Betti) que acredita carregar consigo uma espécie de maldição ligada à Lua e às tragédias da humanidade. A narrativa coberta de mistérios aborda temas humanos como solidão, memória e compaixão, além de trazer uma visão peculiar sobre a lenda do lobisomem.
Drama, 20min
Direção: Marcelo Domingues
Elenco: Paulo Betti e Andréia Nhur
Descritores de conteúdo: temas sensíveis
Brasil, 2019, exibição digital, colorido
10 – Não recomendado para menores de 10 anos
Prepare-se para uma jornada intrigante na vida de Carlos, um homem cuja rotina é virada de cabeça para baixo por um acontecimento inusitado. Tudo começa com a audição de uma música aparentemente inofensiva. Mas rapidamente ele se vê preso em um fenômeno inexplicável, conhecido como Earworm. Uma história divertida que mostrará como um simples acorde pode mudar tudo.
Comédia, 21min
Direção: Kellen Casara
Elenco: Guilherme Piva, Beth Grandi, Marizabel Pacheco, Pedro Plínio Sabará, Roque Estrela e Peninha
Descritores de conteúdo: violência, linguagem imprópria