O projeto do oficineiro é mostrar ao público que os mitos populares, apesar de parecerem sem pé nem cabeça, são fruto da criação coletiva.
Por: Núcleo de Gestão de Conteúdo e Criação
25/09/201710:53- atualizado às 10:53 em 25/09/2017
São Paulo, outubro de 2017 – A aposta da oficina Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto, do ilustrador e escritor Fábio Sgroi, é incentivar a criação de histórias. De acordo com o escritor, a participação do público é essencial para evidenciar que os mitos da cultura popular são, na verdade, construções coletivas. O evento acontece no dia 5 de outubro, quinta, às 18h, e faz parte do projeto Oficinas Literárias SESI-SP. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados pelo sistema MEU SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi).
O objetivo da oficina é mostrar que cada história popular tem muitas faces. Dependendo do tempo, do lugar e das pessoas que as contam, elas assumem particularidades, temperos, ideias, lições e valores distintos. Além do mais, o projeto é aberto aos jovens a partir dos 11 anos também como forma de incentivar a imaginação e permitir a imersão no universo literário da poesia ou da prosa que cada um vai criar.
A ideia é fazer com que os participantes sejam narradores do conto, possibilitando que cada um deles crie e ilustre uma das páginas do livro coletivo que, ao final do encontro de três horas, será exposto.
Mais do que isso, o oficineiro pretende destacar a importância de se registrar aquelas histórias contadas ao pé do fogo, mostrando a relevância de se preservar essa cultura essencialmente oral que se perde com o tempo, a exemplo das culturas indígenas que já se foram e não se sabe ao certo suas origens.
Sobre o autor
Ilustrador, escritor e designer gráfico, Fábio Sgroi é pós-graduado em Criação Visual e Multimídia. Com mais de 20 anos de carreira, o designer já ilustrou livros de grandes autores, como Ruth Rocha e Walcyr Carrasco. Entre suas publicações estão: Ser Humano é – Declaração Universal Dos Direitos Humanos Para Crianças; e Ser Criança é – Estatuto Da Criança e Do Adolescente Para Crianças, selecionado para o Plano Nacional de Livros Didáticos (PNLD) (), de 2013.
Sobre o Oficinas Literárias
Idealizado pelo SESI-SP como mais um projeto de democratização e ampliação ao acesso à cultura em suas diferentes linguagens e tendências artísticas, o Oficinas Literárias tem como principal objetivo incentivar o hábito da leitura. O projeto se diferencia não apenas por difundir a literatura, mas por promover a interação do público com os diversos protagonistas responsáveis pela sua elaboração, como escritores, ilustradores, cartunistas e contadores de história.
SERVIÇO
Local: SESI Mogi das Cruzes - Rua Valmet, 171 - Brás Cubas - Mogi das Cruzes/SP
Datas e horários: 5 de outubro, às 18h
Duração: 3 horas
Classificação indicativa: A partir dos 11 anos
Informações: (11) 4723-6900
Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi).