Sanja Tronic e TechEra conquistam o Champion’s Award e garantem vaga na etapa nacional; Sharks, Hagobots, Technokaos, maXbots, Tatubóticos e outras equipes também se destacam nas premiações do torneio.
Por: Vitória Fiel - Comunicação Regional
24/11/202512:29- atualizado às 08:38 em 06/12/2025

Foto: Divulgação/ SESI-SP
O SESI Mogi das Cruzes sediou nesta quinta-feira, 4 de dezembro, a terceira etapa regional do Torneio Sesi de Robótica da FIRST Lego League (FLL), reunindo estudantes em um dia marcado por inovação, criatividade e trabalho em equipe. As equipes participantes foram desafiadas a aplicar seus conhecimentos em STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), programar seus robôs, competir nas mesas de missões e, acima de tudo, vivenciar a experiência da robótica de forma divertida e colaborativa.
Ao longo do evento, mais de 100 estudantes apresentaram seus projetos de inovação aos juízes e demonstraram suas habilidades técnicas nas diferentes categorias da competição. As equipes Sanja Tronic e TechEra foram as grandes campeãs do Champion’s Award em Mogi das Cruzes, a principal premiação da etapa, garantindo vaga para a fase nacional do torneio.
Vale lembrar que até o final do ano, o Sesi-SP realiza ao todo oito torneios regionais de robótica da temporada FIRST AGE 2025/2026, que reunirão mais de mil estudantes em uma jornada arqueológica em busca dos mistérios do passado da humanidade. A competição internacional, que une ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), desafia os jovens a desenvolverem soluções criativas e inovadoras para problemas reais.
Equipe Sanja Tronic (SESI São José dos Campos). Foto: Divulgação/ SESI-SP
Tech Era (SESI A.E Carvalho). Foto: Divulgação/ SESI-SP
A coordenadora técnica educacional do Sesi-SP, Daniele Ortiz Hoffmann Bonício, destacou a importância da iniciativa: “O torneio é uma oportunidade para que os alunos desenvolvam não apenas habilidades tecnológicas, mas também autonomia, criatividade e colaboração, competências essenciais para o futuro.”
Segundo Caio de Godoy Camargo, supervisor técnico educacional do Sesi-SP, a robótica educacional hoje ocupa um papel essencial na formação dos estudantes. Ele explica que a prática vai muito além das competições, sendo uma ferramenta acessível e pensada para todos os alunos. “Quando incorporamos a robótica ao cotidiano escolar, ampliamos as possibilidades de aprendizagem. Ela funciona como um verdadeiro treino para o cérebro, assim como os esportes fazem com o corpo. Ao enfrentar desafios, cada criança e jovem desenvolve raciocínio lógico, resiliência, capacidade de trabalhar em equipe e respeito às diferenças, competências fundamentais para o mundo contemporâneo”, afirma.
Prêmio Desafio do Robô
1º lugar – Sharks - 365
Prêmio Estrela Iniciante
1º lugar – Hagobots
Prêmio Técnico/Mentor Destaque
1º lugar – Ana Carolina (Technokaos)
Prêmio Desempenho do Robô
1º lugar – maXbots (470 pontos)
2º lugar – Sanja Tronic (445 pontos)
Prêmio Design do Robô
1º lugar – Sharks
2º lugar – Challengers
Prêmio Projeto de Inovação
1º lugar – TechnoKaos
2º lugar – TechnoBot
Prêmio Core Values
1º lugar – Tatubóticos
2º lugar – MaXbots
Champion’s Award
1º lugar – Sanja Tronic
2º lugar – TechEra
3º lugar – Sesi Morvan
Classificados para a etapa nacional
Sanja Tronic e TechEra
Após a etapa de Mogi das Cruzes, o calendário segue com novas competições nas próximas semanas:
Local: Escola Sesi de Jundiaí – Luiz Latorre
12/12 – FLL (escolas públicas e ONGs) e STEM Racing (equipes do Sesi-SP)
13/12 – FLL (escolas particulares e equipes de garagem) e STEM Racing (equipes do Sesi-SP)
16/12 – FLL Etapa 4 (equipes do Sesi-SP)
16 e 17/12 – FTC (escolas públicas, privadas e Sesi-SP)