O espetáculo acontece nos dias 16 e 17 de outubro, às 19h30, no SESI Mogi das Cruzes. Os ingressos são gratuitos e devem ser reservados antecipadamente pelo portal Meu SESI.
08/10/202508:41- atualizado às 08:41 em 08/10/2025
Foto: Elenize Dezgeniski
Conhecida nacionalmente por ser a vocalista da Banda Mais Bonita da Cidade — grupo que ganhou destaque com o clipe viral da música “Oração” —, a cantora Uyara Torrente mostra agora sua potência também como atriz. Ela chega ao palco do SESI Mogi das Cruzes nos dias 16 e 17 de outubro com o espetáculo PENéLOPE, onde divide a cena com o ator Pablito Kucarz, parceiro de longa data. O evento é gratuito e aberto ao público. Interessados devem retirar os ingressos no Meu SESI.
A peça, escrita por Lígia Souza e dirigida por Nadja Naira, repensa os papéis tradicionais de homens e mulheres dentro da família, inspirando-se livremente na figura mítica de Penélope, da Odisseia de Homero. Na trama, os dois irmãos se reencontram após uma década de distanciamento. Enquanto o personagem masculino permanece na casa da infância, cuidando dos pais, a irmã viaja pelo mundo. O reencontro abre espaço para lembranças, afetos, ressentimentos e provocações sobre a vida, a espera e a liberdade.
Para Uyara, o retorno ao teatro representa um gesto de reinvenção artística: depois de conquistar o público na música, ela volta a explorar as nuances da cena teatral em um trabalho delicado, íntimo e potente. Segundo a autora Lígia Souza, PENéLOPE “debate a própria presença da mulher na contemporaneidade, problematizando o papel da mulher na manutenção e cuidado da família, um tabu que merece ser mais discutido”.
Além de destacar a atuação de Uyara, a montagem chama atenção por seu caráter afetivo: o histórico artístico compartilhado pelos dois atores potencializa a cumplicidade entre os personagens e amplia a força dramática do espetáculo.
Para Ítalo Galiza, mediador cultural do SESI Mogi das Cruzes, receber um espetáculo como PENéLOPE reforça o compromisso do SESI-SP em promover o acesso à cultura e valorizar produções que estimulam a reflexão e o diálogo sobre temas contemporâneos. “É uma oportunidade para o público vivenciar uma experiência artística de alta qualidade de forma totalmente gratuita e próximo de casa”, ressalta.
Sinopse
Entre o sim e o não, entre o partir e o ficar, desenrola-se um tempo suspenso. Dois irmãos frente a frente, duas solidões que se repelem, duas memórias que disputam o passado. Ela foi. Ele ficou. Ela atravessou países, acumulou histórias. Ele sustentou a casa, carregou ausências. Agora, retornam um ao outro – mas ainda há tempo para um reencontro? Inspirada na Odisseia, PENéLOPE subverte a espera. Aqui, ela não fia, não aguarda. Ela caminha. Ele, preso ao que restou, vê-se diante de uma irmã estrangeira – ou será ele o estranho?
Foto: Elenize Dezgeniski
Serviço
Espetáculo PENéLOPE
Datas: 16 e 17 de outubro de 2025
Horário: 19h30
Local: SESI Mogi das Cruzes – R. Valmet, 171 - Brás Cubas, Mogi das Cruzes.
Entrada gratuita – retirada no Meu SESI.
Classificação: 14 anos | Duração: 60 minutos
Ficha Técnica
Elenco: Uyara Torrente e Pablito Kucarz
Texto: Lígia Souza
Direção: Nadja Naira
Assistência de Direção: Paulo Rosa
Desenho de Som: Álvaro Antônio
Iluminação: Paulo Rosa
Cenografia e Identidade Visual: Pablito Kucarz
Direção de Produção: Ligia Souza e Pablito Kucarz
Produção Executiva: Thalles Terencio
Fotografias: Elenize Dezgeniski
Criação: la lettre criação