O que está buscando?

Workshop PAR e Novo Olhar do SESI aborda alfabetização matemática nos municípios do Alto Tietê

Evento reúne professores e gestores para palestra, roda de conversa e apresentação lúdica sobre o tema

 Por: Comunicação Regional
11/11/202410:52- atualizado às 08:29 em 14/11/2024

 Foto: Evandro Maia

Nesta terça-feira (12), o CAT SESI Mogi das Cruzes realizou um workshop gratuito dos Programas Alfabetização Responsável (PAR) e Novo Olhar no auditório. O evento contou com a participação de mais de 100 professores e gestores da Rede SESI de Ensino e de prefeituras convidadas.

 Ao todo foram 5 encontros, em 5 cidades do estado São Paulo, com o objetivo de fortalecer parcerias e fomentar discussões sobre alfabetização matemática.

Durante o evento, a professora Kátia Stocco Smole, doutora pela Faculdade de Educação da USP e licenciada em matemática, conduziu uma palestra sobre os desafios da disciplina e as práticas pedagógicas necessárias para aprimorar a aprendizagem dos alunos.

Segundo Kátia, a discussão sobre alfabetização nas escolas é essencial, visto que se trata de um aspecto delicado no processo de aprendizagem dos estudantes. “O SESI acerta ao trazer essa pauta em parceria com os municípios. Este tema é desafiador, e quando os municípios se organizam para discuti-lo, há uma chance maior de desenvolver um trabalho eficiente. O objetivo da palestra foi sensibilizar professores e gestores para a importância de aulas de qualidade, que desafiem os estudantes e promovam um trabalho colaborativo entre escolas e municípios”, destacou.

Após a palestra, a professora participou de uma roda de conversa mediada por Sarah Braga, Especialista em Educação, com perguntas dos participantes sobre práticas pedagógicas e estratégias de alfabetização. 

O evento foi encerrado com uma apresentação de ilusionismo realizada pela Companhia La Troup Show, que demonstrou a relação entre a “mágica” e a matemática e como ela se aplica em diferentes contextos. “A matemática é composta por detalhes, onde cada elemento altera o resultado. A apresentação estimula reflexões sobre como essa matéria se aplica em diferentes contextos, de forma acessível e cativante ao mesmo tempo que provoca um novo olhar sobre o ensino, mostrando que aprendizado e diversão podem, e devem, coexistir”, explicou o grupo.

Sobre a professora Kátia Stocco Smole

Kátia é doutora pela Faculdade de Educação da USP e licenciada em matemática. Atuou como professora na rede pública estadual e como técnica e pesquisadora do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática, no Instituto de Matemática e Estatística da USP. Foi secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, participando da aprovação final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atualmente, é diretora executiva do Instituto Reúna e fundadora do Grupo Mathema.

 

Leia também