O que está buscando?

IV Mostra SESI-SP de Música Erudita, de 23 a 26 de agosto, no SESI Mogi das Cruzes

Os ingressos estão disponíveis para reserva no sistema Meu SESI, no site www.sesisp.org.br/meu-sesi

 Por: SESI Mogi das Cruzes
15/08/201808:29- atualizado às 13:30 em 16/08/2018

Os grupos Six Rockstrings, Fukuda Cello Ensemble, Olaim Ein Sof e Quinteto de Metais da Orquestra de Sopros Paulista (OSP) compõem a programação, além da participação especial de abertura com o Orquestrando São Paulo e a Camerata do Núcleo de Música do SESI-SP.

Do tradicional ao contemporâneo, a quarta Mostra SESI-SP de Música Erudita levará à capital e ao interior espetáculos repletos de encanto e emoção. O SESI Mogi das Cruzes está entre as 16 unidades que sediarão as apresentações, entre elas a do Six Rockstrings, Fukuda Cello Ensemble, Olaim Ein Sof e Quinteto de Metais da Orquestra de Sopros Paulista (OSP). Os shows gratuitos acontecem do dia 23 a 26 de agosto, quinta e sexta, às 15h (aula-concerto) e às 19h30, e sábado, às 19h30 e domingo, às 13h, com abertura inédita do Orquestrando São Paulo e do Núcleo de Música do SESI-SP.

Assim como outros projetos do SESI-SP, a Mostra vem com a proposta de difundir o gênero por todo o Estado de São Paulo e democratizar o acesso à cultura. A programação investe na diversidade da expressão artística para formar público para a música erudita. Durante as apresentações, há a oportunidade de aproximar a plateia dos artistas durante um bate-papo. Nele, os grupos compartilham as singularidades do gênero, o processo de composição e outros elementos sobre as obras, despertando, assim, o interesse até mesmo naqueles que não dominam o assunto.

A novidade deste ano fica por conta do Orquestrando São Paulo e do Núcleo de Música do SESI-SP, responsável pela abertura dos espetáculos. Resultado de um projeto do SESI-SP que capacita profissionais de pequenas cidades para disseminar a música e o acesso à cultura, as orquestras de cada município darão início às apresentações nas unidades. O Núcleo de Música, por sua vez, forma profissionais por meio de cursos livres e gratuitos de Iniciação Instrumental. No SESI Mogi das Cruzes, a Orquestra COC e Comunidade Musical Atibaia, a Orquestra Municipal de Atibaia e a Camerata SESI-SP de Jacarei encantam a plateia ao dar vida à clássicos do gênero.

Serão 100 apresentações gratuitas, cujo objetivo é aproximar o público da música erudita, muitas vezes distante da população. Para isso, a mostra conta com os principais representantes do gênero no Brasil e no mundo, como o clássico tango argentino de Escalandrum, a modernidade da Família Lima e a sensibilidade para o piano do concertista Marcelo Bratke.

Em uma atmosfera envolvente, a IV Mostra de Música Erudita propõe uma viagem pela obra de grandes compositores, como Bach, Debussy, Pixinguinha, Beethoven, Villa-Lobos, Caymmi e Astor Piazzola. Serão quatro séries para contemplar a sonoridade única de cada autor: História da Música, Compositores Nacionais, A Música pelo Mundo e Crossover.

A série A Música pelo Mundo explora a obra de diferentes países e sua importância para o gênero como um todo. História da Música, por sua vez, propõe uma viagem pelas canções que marcaram época e compõem, até hoje, o cenário clássico erudito. Já Crossover é uma mescla entre o tradicional e o contemporâneo, ressaltando o diálogo existente entre o erudito e outras vertentes musicais.

A programação completa pode ser consultada em www.sesisp.org.br/cultura

Os ingressos estão disponíveis para reserva no sistema Meu SESI, no site www.sesisp.org.br/meu-sesi 

 

Programação

 

Six Rockstrings | Rock nas Cordas

23 de agosto, quinta, 15h e 19h30

Seis músicos, uma paixão: o rock n’ roll. A formação em música erudita não foi impedimento algum para que o grupo criasse uma nova perspectiva para os grandes hits do gênero. Assim nasceu o Six Rockstrings, sexteto de cordas cuja essência está na mescla entre o rock e o erudito. Com arranjos inusitados e efeitos sonoros tradicionais de uma banda popular, a apresentação dá um novo significado aos gêneros.

O repertório retoma os maiores nomes do rock, como Nirvana, Led Zeppelin, Deep Purple e Rolling Stones. Clássicos como Smoke on the Water, A Hard Days Night, Nothing Else Matters e Smells Like Teen Spirit terão uma nova face a partir dessa performance, que promete mostrar o outro lado dos arranjos convencionais.

Direção: Rodrigo de Sá | Roteiro: Rodrigo da Silva Moreira | Arranjo Musical: Thiago Faria Soares | Produção geral: Silvio Fatz | Matteus Farias de Souza (violino); Rodrigo da Silva Moreira (violino); Rodrigo Nunes Mendes (viola); Renan Ferraz Galvão (viola); Renato Sá Oliveira (cello); Jeff Moura de Moraes Eugenio (cello);

 

Fukuda Cello Ensemble | A História da Dança através do Violoncelo

24 de agosto, sexta, 15h e 19h30

Neste concerto, as cordas e a elegância do violoncelo contam a história da dança, dos estilos executados em festas, cultos e celebrações na Idade Média, período Barroco e Clássico até o Modernismo.

O Ensemble de violoncelos em cena revelam a capacidade expansiva sonora desse instrumento, capaz de emitir sons do mais grave ao mais agudo.

Direção: Ricardo Fukuda | Componentes: Breno Barone,Thiago Cordeiro, Thiago de Andrade, Diego Mesquita, Thais Duarte, Leonardo Souza, Alex Sandes, Diego Alves, Giovani Vaz, Gabriel Alvico, Ricardo Fukuda,Luiz Sena,Sabrina Landim, Giovanna Airoldi, Gabriel Parreira, Roberta Regina, Meryelli Maciente.

 

Olaim Ein Sof | Cantigas Medievais da Europa Latina

25 de agosto, sábado, 19h30

Em uma jornada sensorial rumo aos tempos medievais, o duo Olam Ein Sof interpreta cantigas de amor, de amizade e de guerra com a roupagem da música erudita e a vivência do duo em feiras medievais na Europa. Para ambientar essa experiência lúdica e imersiva, o show recebe um visual típico dos séculos XI ao XIV, com figurinos, acessórios e instrumentos que nos remetem àquele época, como o cistre e a rabeca medieval, além da flauta doce, o oud, o mandolin e percussão.

O nome do duo, Olam Ein Sof, vem do hebraico e significa O Mundo dos Infinitos, o que reforça a essência do concerto, cujo intuito é transportar o espectador à mitologia medieval e resgatar a conexão com o universo. Todas as canções interpretadas pelos músicos Marcelo Miranda e Fernanda Ferretti são parte de um repertório ainda mais clássico, com composições da realeza, dos trovadores e de autores anônimos. Trata-se de um novo olhar sobre as diferentes formas que a música erudita pode assumir, seja no século passado ou nos tempos modernos.

Cistre, oud, rabeca medieval e flauta doce: Marcelo Miranda | Voz, mondo, mandolin e percussão: Fernanda Ferretti

 

Quinteto de Metais da Orquestra de Sopros Paulista (OSP) | All You Need is Love

26 de domingo, domingo, 13h

O concerto terá no repertório grandes sucessos dos Beatles, como Yesterday, Come Together e Hey Jude. Em meio a uma música e outra, os músicos explicam para o público um pouco sobre a história e o funcionamento de cada instrumento.

O quinteto de metais surgiu como uma representação da orquestra, formado para concertos em locais pequenos. Por se tratar de um grupo de câmara, a execução das peças exige alto nível técnicos dos músicos.

Direção artística: Allan Caetano de Paula

Integrantes: Pedro Laurentino (tuba), Odilon Bueno (trompa), Anderson Rodrigues (trombone), Kleber Uliani e Yuri Grohmann (trompetes).

 

IV Mostra SESI-SP de Música Erudita

Em sua quarta edição, a Mostra SESI-SP de Música Erudita segue com o propósito de apresentar grandes instrumentistas, interpretando os mais diversos compositores de períodos diversos, assim como formações diferenciadas e inusitadas, nesse novo conceito Erudito, no qual as linhas tênues de períodos e linguagens são entrelaçadas com graça e requinte.

Os espetáculos acontecem em 16 cidades, na ocasião os artistas dialogam com o público em diversos momentos sobre o processo de composição, repertório, estilo, período histórico, instrumentação e outros assuntos ligados ao trabalho dos artistas, repertórios e compositores. Cada cidade receberá três séries temáticas: Compositores Nacionais, História da Música, A Música pelo Mundo e Crossover.

A programação diversificada mescla várias vertentes eruditas, do tradicional às diferentes formações instrumentais da música de concerto.